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SOBRE XILONGA

A XILONGA é uma ferramenta de Regime de Estudo Não Presencial , desenvolvida pelo Ministério da Educação
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O QUE É A XILONGA?
A XILONGA é um ambiente virtual de aprendizagem, desenvolvida pelo Ministério da Educação e gerida por técnicos angolanos, que auxilia o processo de ensino-aprendizagem, através da utilização de ferramentas e recursos interactivos.
O seu objectivo central é oferecer recursos e materiais didácticos para a aprendizagem dos conteúdos programáticos do currículo do Ensino Primário e do Iº. Ciclo do Ensino Secundário. A sua denominação, XILONGA, congrega a noção de escola e de ensino, transversais a três línguas angolanas de origem africana, designadamente: o Kimbundu, o Umbundu e o Kikongo, resultantes da fusão entre Xi, de Xikola, (que exprime a ideia de escola), e longa, de Kulonga, (que exprime a ideia de ensinar).



A QUEM SE DESTINA?
A Escola Virtual Angolana “XILONGA” destina-se aos alunos do Ensino Primário e do Iº. Ciclo do Ensino Secundário. A plataforma está aberta a todos os estudantes, com o auxílio de um adulto (encarregado de educação), que é cadastrado, podendo acessá-la e manuseá-la a partir de qualquer lugar do mundo, desde que tenha um suporte digital.
ESTRUTURA DA PLATAFORMA
No Ambiente Virtual de aprendizagem XILONGA, pode aceder a
- Teleaulas
- Actividades
- Manual do Aluno
- Caderno de Actividades
- Guias Metodológicos
- Normativos Legais da Educação
- Radioaula
- Notícias e Informações
REPÚBLICA DE ANGOLA

EDUCAÇÃO EM ANGOLA

O sistema de educação é o conjunto de estruturas e modalidades, através das quais se realiza a educação, tendentes à formação harmoniosa e integral do indivíduo, com vista à construção de uma sociedade livre, democrática, de paz e progresso social.
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ENSINO À DISTÂNCIA

O Decreto Presidencial n.º 321/20, que aprova o regulamento das modalidades de ensino à distância, no seu Art.º 3.º, nas alíneas b), f) e j), define que:
-O ensino à distância é uma modalidade em que o processo de ensino-aprendizagem se distingue pelo distanciamento físico entre o professor e o aluno, com recurso à utilização de tecnologias de informação e outros meios de comunicação e diversos materiais bibliográficos, complementado por momentos de interação presencial directa entre alunos, professores e mais actores, que propicia a aprendizagem autónoma dos educandos.
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