A XILONGA é uma ferramenta de Regime de Estudo Não
Presencial , desenvolvida pelo Ministério da Educação
O QUE É A XILONGA?
A XILONGA é um ambiente virtual de aprendizagem, desenvolvida pelo Ministério da
Educação e gerida por técnicos angolanos, que auxilia o processo de ensino-aprendizagem,
através da utilização de ferramentas e
recursos interactivos.
O seu objectivo central é oferecer recursos e materiais didácticos para a
aprendizagem
dos conteúdos programáticos do currículo do Ensino Primário e do Iº. Ciclo do Ensino
Secundário.
A sua denominação, XILONGA, congrega a noção de escola e de ensino,
transversais a três línguas angolanas de origem africana, designadamente: o
Kimbundu, o Umbundu e o Kikongo, resultantes da fusão entre Xi, de Xikola, (que
exprime a ideia de escola), e longa, de Kulonga, (que exprime a ideia de ensinar).
A QUEM SE DESTINA?
A Escola Virtual Angolana “XILONGA” destina-se aos alunos do Ensino Primário e do Iº.
Ciclo do Ensino Secundário. A plataforma está aberta a todos os estudantes, com o
auxílio de um adulto (encarregado de educação), que é cadastrado, podendo acessá-la e
manuseá-la a partir de qualquer lugar do mundo, desde que tenha um suporte digital.
ESTRUTURA DA PLATAFORMA
No Ambiente Virtual de aprendizagem XILONGA, pode aceder a
- Teleaulas
- Actividades
- Manual do Aluno
- Caderno de Actividades - Guias Metodológicos
- Normativos Legais da Educação
- Radioaula
- Notícias e Informações
REPÚBLICA DE ANGOLA
EDUCAÇÃO EM ANGOLA
O sistema de educação é o conjunto de estruturas e modalidades,
através das quais se realiza a educação, tendentes à formação harmoniosa e integral do
indivíduo, com vista à construção de uma sociedade livre, democrática, de paz e
progresso social.
O Decreto Presidencial n.º 321/20, que aprova o regulamento das
modalidades de ensino à distância, no seu Art.º 3.º, nas alíneas b), f) e j), define
que: -O ensino à distância é uma modalidade em que o processo de ensino-aprendizagem
se distingue pelo distanciamento físico entre o professor e o aluno, com recurso à
utilização de tecnologias de informação e outros meios de comunicação e diversos
materiais bibliográficos, complementado por momentos de interação presencial directa
entre alunos, professores e mais actores, que propicia a aprendizagem autónoma dos
educandos.